Este blog foi criado com intuito de divulgar informaçoes sobre todas as noticias relacionadas ao sistema penitenciario ...

terça-feira, 31 de maio de 2016

Aos Agentes Penitenciarios de São Paulo





*O AGENTE PENITENCIÁRIO*
*QUEM É ESSE PROFISSIONAL?
*

Falar sobre o Sistema Penal é facil. Embora complexo, o Sistema Penal oferece temas dos mais variados para dissertações, poderia se escrever uma biblioteca inteira sobre o tema. Eu mesmo já escrevi duas monografias sobre o tema. Mas falar sobre a figura do agente penitenciário é uma tarefa praticamente impossível. Se bem que eu já tentei, mas nem mesmo a minha especialização em psicologia me permitiu entender a essência motivacional que impele esse profissional a desempenhar as suas funções. 

Talvez com o nascimento de um novo Freud, possamos ter desvendado um pouco dos muitos mistérios que constituem a mente de um agente penitenciário. Então me recolho ao meu insignificante conhecimento esperando um dia compreender melhor.

Contudo, enquanto a mente do agente penitenciário não é desvendada, posso, como testemunha ocular, relatar algumas peripécias deste complexo servidor.

Os meus dezoito anos de Sistema Penal me permitem afirmar algumas coisas que o agente penitenciário é capaz de fazer. O que ele não é capaz de fazer, isso ainda é um campo vasto e desconhecido. Mas o que ele é capaz de fazer, isso até Deus duvida, como cita o ditado popular.

Certa vez li, num mural de um quartel da tropa de elite, a seguinte frase: "Missão dada é missão cumprida". Mas se, hipoteticamente, fosse dada uma ordem para que 5 homens bem treinados do batalhão de choque, ou do gate, para que estes adentrassem num presídio com 2.000 presos para retirar um preso e apresentá-lo ao comandante, será que esses homens iriam?

A resposta é não!

E se, ao invés de 5, fossem 10 homens dos mais bem treinados da Força Nacional? Eles iriam? Também não!
Mas se forem 5 agentes penitenciários executar esse missão? Eles iriam?

A resposta é sim!

E se forem 4 agentes? Ou apenas 3 agentes?
Ainda que fossem apenas 2 agentes, eles iriam.

Como explicar isso?

Os agentes penitenciários são mais bem preparados do que o bp choque? Ou o gate? Não seria por esse motivo.

A verdade é as forças policiais de elite são compostas por homens treinados para atuarem com segurança. Os únicos profissionais acostumados a trabalhar com risco total são os agentes penitenciarios, pondo as suas vidas em risco iminente durante o tempo que perdurar o plantão e até mesmo além deste.

O porquê disto? Amor ao trabalho ou desapego á própria vida? Coragem ou loucura?
Nunca consegui definir o que motiva um agente penitenciario a realizar suas tarefas.

O que eu sei bem, vi e vivi, foi os agentes penitenciários executarem as tarefas para que o Sistema Penal não parasse de funcionar.

Quem entraria por um portão sem a garatia de que poderá retornar?

Só mesmo um agente penitenciário.

Este profissional, ao passar por portão, não pondera a própria vida, não lembra da familia, dos filhos, simplesmente entra e executa a sua tarefa. Quem poderá entender a sua mente? Já tentei e não consegui.

Em suma, os agentes penitenciários sempre "ajudaram" o Estado na condução do Sistema Penal, nunca se omitindo, mesmo pondo as proprias vidas ao extremo risco para que o Sistema Penal funcionasse.

Isto o Estado não pode deixar de reconhecer. Jamais.
TALVEZ DAÍ SER CONSIDERADA A SEGUNDA PROFISSÃO MAIS PERIGOSA DO MUNDO, perdendo apenas para as minas de carvão da China.







autor : texto cedido por um amigo do blog, se alguem souber quem e o autor do texto , colocamos o nome  no final do texto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.