Este blog foi criado com intuito de divulgar informaçoes sobre todas as noticias relacionadas ao sistema penitenciario ...

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Centro de Detenção de Piracicaba tem lotação 200% acima da capacidade

Unidade foi projetada para 514 homens e, atualmente, abriga 1,5 mil detentos.
Nova penitenciária que deveria ser entregue em 2013, continua em obras.


O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba (SP) funciona quase 200% acima da capacidade de lotação da instituição. Centenas de presos que já foram condenados e, por isso, deveriam ter sido transferidos para outra unidade, continuam no presídio. O espaço foi projetado para 514 homens e, atualmente, tem 1.515 detentos.
A nova penitenciária de Piracicaba era para ter sido entregue em 2013, mas três anos depois, continua em obras. A unidade ajudaria a diminuir o problema de superlotação de presos no CDP porque terá oito pavilhões e 64 celas.
A informação que os presos receberam, segundo uma testemunha que teve a identidade preservada, é que a unidade seria inaugurada no dia 14 de julho."Com isso, 465 iriam para lá", disse.
"A cela que deveria abrigar cerca de oito presos, tem até 48 homens", afirmou outra testemunha. Se as famílias e o presos sofrem com a situação, os funcionários dos presídios também vivem em clima de pressão. Quando ocorre alguma rebelião, os primeiros afetados são os agentes.
"Nós somos o escudo. Um agente é feito refém durante uma rebelião não têm mais condições de retornar ao convívio da unidade depois. Não existe auxílio ou assistência para os funcionários das penitenciárias", reclamou um funcionário que também teve a identidade preservada.

O que diz a Secretaria de Administração Penitenciária
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária afirmou que a Penitenciária Masculina de Piracicaba terá 847 vagas para presos condenados em regime fechado. "A nova unidade tem previsão para inauguração ainda no mês de julho de 2016", disse.
A Secretaria da Administração Penitenciária desenvolve um plano para a ocupação da Penitenciária de Piracicaba, cujos detalhes não podem ser divulgados, por questão de segurança, sendo que os presos condenados da região terão preferência.

Segundo a SAP, mais de 300 pessoas dão entrada no sistema penitenciário de São Paulo por dia. "O que se nota é o crescimento da população carcerária. No dia 1º de janeiro de 2011, no estado de São Paulo havia 170.829 pessoas presas, passando para 232.146, até o dia 11 de julho de 2016. Sendo que 229.361 fazem parte da população carcerária da SAP e 2.785 da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo", relacionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.