Este blog foi criado com intuito de divulgar informaçoes sobre todas as noticias relacionadas ao sistema penitenciario ...

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Falta de energia leva tensão aos funcionários dos presídios de Sorocaba



CDP de Aparecidinha funcionários tiveram que usar viaturas para iluminar o local - ADIVAL B. PINTO/ARQUIVO JCS

Momentos de grande preocupação viveram os agentes de segurança penitenciária da cidade, especialmente os que atuam no Centro de Detenção Provisória (CDP), no bairro da Aparecidinha, devido ao apagão de segunda-feira. De acordo com um funcionário, que pede para não ser identificado, o gerador da unidade não funcionou, e "quando anoiteceu a tensão tomou conta da unidade", com os agentes do período diurno terem que apoiar os do plantão noturno para garantir que não houvesse fuga. 
  
Ainda de acordo com o agente, além do gerador não funcionar, não havia lanternas suficientes, sendo necessário que viaturas ficassem ligadas para iluminar alguns pontos, além ainda de atear fogo em latas com plástico derretendo. 
  
O coordenador regional do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de Sorocaba e Região (Sifuspesp), Geraldo Arruda, que na madrugada de segunda para terça-feira traballhou na Penitenciária "Antônio Souza Neto", a P2, também na Aparecidinha, relatou que o gerador funcionou, mas que por ser muito antigo foi preciso ser monitorado todo o tempo por dois detentos. 
  
De acordo com o sindicalista, a estrutura das unidades prisionais de um modo geral deixa a desejar, não havendo muitas vezes nem lanternas suficientes. 
  
A reportagem questionou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) quanto à periodicidade das manutenções dos equipamentos, mas até o encerramento desta reportagem não havia se manifestado. 
  
  
Nos plantões 
  
  
O apagão causou transtornos nos plantões policiais de Sorocaba, que só voltaram a funcionar entre 1h30 e 2h, e foi tido como propício por alguns criminosos que acharam que se dariam bem ao agir em meio ao blecaute. Entretanto, três homens foram presos em flagrante, sendo dois por furto qualificado e outro por roubo. Ainda no início da noite, por volta das 20h30, se aproveitando dfa ecuridão, um homem matou um motoboy a tiros, na Vila Hortência. 
  
No Plantão Norte, o delegado Romeu Lara Júnior, que estava durante o dia quando o blecaute começou, passou para o plantão seguinte apenas duas ocorrências, sendo uma "não criminal", e a conclusão do flagrante iniciado por sua equipe sobre a tentativa de homicídio e tráfico de drogas contra um adolescente de 17 anos acusado de atirar contra um homem de 41 anos de idade. 
  
  
Salto de Pirapora 
  
  
Durante o blecaute que assolou algumas cidades vizinhas de Sorocaba, em Salto de Pirapora o disparo do alarme da agência central de um banco acionou a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, mas não houve nenhum crime. 
  
Por volta das 3h30 os policiais foram acionados para um possível caso de furto em caixa eletrônico da agência, constatando porém que se tratava apenas de uma pane que fez com que o alarme disparasse. (A.M.) 


fonte : jornal cruzeiro do sul /sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.