Este blog foi criado com intuito de divulgar informaçoes sobre todas as noticias relacionadas ao sistema penitenciario ...

domingo, 26 de junho de 2016

Mais uma agressão a ASP do CDP de Capela do Alto, a segunda em menos de uma semana




Na tarde deste domingo ,dia 26,foi registrado mais um caso de agressão contra um agente de segurança penitenciária (ASP) no CDP de Capela do Alto, no interior de São Paulo. Trata-se da segunda  ocorrência semelhante em menos de uma semana.

Informações  recebida de que o Agente Penitenciario F.S do CDP de Capela do Alto , apos termino do horário de visita na data de hoje,(26) ao entrar no pavilhão 7 para realizar a tranca ,foi agredido por cerca de 10 detentos , e so conseguiu se desvencilhar, graças ao auxilio de um colega da gaiola que o socorreu e retirou do meio a confusão .O funcionario foi encaminhado ao Pronto Socorro da Cidade de Capela , com suspeita de fraturas no braço e maos. Devido a nescessidade de exames complementares seria encaminhado para o Hospital Regional de Itapetininga.


Com à gravidade do caso,todos os procedimentos legais foram tomados .Foi requisitado o  apoio do Grupo de Intervenção Rápida(GIR), para realizar da tranca do pavilhão 7., que ate entao estava toda populaçao solta,cerca de 200 detentos O GIR permaneceu na unidade ate a meia noite ,quando retiraram os agressores do pavilhão para serem transferidos para outra unidade em regime disciplinar diferenciado,.A direção da unidade se comprometeu a apurar todas as as circunstâncias que envolveram o ataque ao ASP.

A unidade tem capacidade para 847 detentos , mas se encontra superlotada  com 1828 presos,(fonte:SAP) mais que o dobro de sua capacidade.


Na ultima terça feira ( 21), um agente no mesmo CDP foi agredido enquanto entregava o Sedex para o preso do pavilhão 8, que desferiu um soco no rosto do agente.Trata-se da terceira ocorrência semelhante em menos de um ano na cidade, que também conta com uma Penitenciaria Masculina, onde aconteceu outra agressão em abril.


Com este caso e o terceiro Agente Penitenciario agredido no estado de São Paulo em menos de uma semana, tambem na ultima quinta feira (23) um Agente  de 45 anos foi espacando enquanto estava a caminho do trabalho as 06h30,na cidade de Hortolandia ,regiao de Campinas.



Por : JSantos 






PS /Desejo melhores ao colega Serafim. Funcionario honesto e trabalhador
Essa é uma das unidades que não são automatizadas ainda.
Quem  tiver maiores informações sobre a condição física e psicológica do colega, nos informe abaixo.



11 comentários:

  1. Trabalho com o felipe, colega gente boa, cara foi espacando sem piedade por quase 10 presos, o pior que essa semana , outro asp ja foi agredido, apenas 15 dias sem sol no raio e alguns presos no castigo.
    Infelizamente ta ficando muito barato para os agressores, nao tem punição...e o descaso com a cetegoria

    ResponderExcluir
  2. não é rotina e incompetencia em administrar mais uma familia traumatizada vendo o filho marido pai no hospital e asp com sequelas

    ResponderExcluir
  3. PAU NESSE FDP E TRANCA NELES

    ResponderExcluir
  4. Trabalho com ele procede o QTC foi trancar foi espancado varios presos, ta ferido é aterrorizante ver alguem tao gente boa passar por isso. Nessa semana apanhou outro guarda visita foi normal tão implantando o medo ..insegurança total

    ResponderExcluir
  5. Mais uma agressão ?
    Inadmissível! Ninguém sai da sua casa para trabalhar e ser agredido. Hoje, um companheiro, amanha outro, até chegar o seu dia, e assim segue a insegurança do sistema. "Se não podemos nem nos proteger imagine a sociedade".

    ResponderExcluir
  6. secretário já abriu no word o modelo de seu arquivo "foi um fato isolado, e será instalada um sindicância para apurar"

    ResponderExcluir
  7. Vamos parar tudo,sem bandeira de sindicato ..já passou da hora de mostra nossa força

    ResponderExcluir
  8. Não sei os outros estados, mas em SP o ASP tem que ser macho e já vi asp pegar ladrao em Osasco de madrugada sozinho, conhecemos muitos asps bons de muitas cadeias, já que rodamos o estado com a escolta, duro vc ver aqueles que vão pro GIR e dizem ser os tals e nunca entraram num raio sozinho...vejo muito disso em SP!!

    ResponderExcluir
  9. Cadê a união da categoria ? Já passou da hora de mostrar sua força, não fiquem esperando por sindicato ou governo, unam se, façam sua voz, para cada asp agredido deixem as cadeias do estado inteiro sem visita, sem jumbo e etc, mostrem aos presos quem manda, cobrem do secretário um procedimento de segurança padronizado afim de evitar que Asp fique tão exposto,

    ResponderExcluir
  10. Automatização ja em todas as unidades !!

    ResponderExcluir
  11. Materia do G1.COM

    Um agente penitenciário foi agredido por detentos no domingo (26) dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto (SP). De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o funcionário apanhou durante o procedimento de tranca, momento onde os servidores fazem o fechamento da porta das celas, por volta das 16h.

    Ainda segundo a SAP, o funcionário foi levado com ferimentos leves para o pronto-atendimento da cidade e, após ser liberado, foi encaminhado ao Hospital Regional de Itapetininga (SP), onde passou por exames complementares.
    O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP) informou que o servidor teve ferimentos na cabeça, nas mãos e nos braços.
    A SAP informou ainda que os presos envolvidos na agressão serão objeto de apuração disciplinar. O CDP vai solicitar ao Poder Judiciário a internação no Regime Disciplinar Diferenciado pelo prazo de 360 dias.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.